Home Acomodações Amigos da RRPN Cachoeira Alta Contato
pousada

A RPPN Cachoeira Alta, medindo 10,5584ha, criada pela Portaria ICMBio nº 068/2008, de 09 de setembro de 2008, somada a área que se encontra em processo de desapropriação para a ampliação do Parque Nacional do Caparaó, totalizam 90% da propriedade destinada à Conservação. Situa-se na divisa entre os municípios de Divino de São Lourenço e Dores do Rio Preto, no distrito de Patrimônio da Penha, limitando-se, ainda, com a recém criada RPPN Estadual Águas do Caparaó e pela futura Estrada Parque do Caparaó.  

A Cachoeira Alta, que dá nome à RPPN é um importante atrativo turístico da região do Caparaó sendo muito procurada por turistas pela sua beleza, águas puras e cristalinas oriundas do Parque Nacional do Caparaó e por adeptos do ecoturismo e esportes de aventura.

A RPPN Cachoeira Alta e o restante da propriedade formam um conjunto harmônico de meio ambiente belo e preservado com construções de bom gosto em estilo rústico que compõem o Encanto da Serra – Hospedaria Rural com quatro suítes (sendo duas construídas dentro das normas de acessibilidade), restaurante típico, além de loja de artesanato e oficina de papel artesanal. O empreendimento Encanto da Serra já trabalha com turismo pedagógic recebendo alunos para palestras sobre educação ambiental, agroturismo, agroindústria e agroecologia, atividades estas que já são desenvolvidas na propriedade.

A Família Righetti, descendente de agricultores italianos, motivada pelo amor à natureza, encontrou, na região, ambiente propício e inspiração para suas habilidades artísticas.  As práticas desenvolvidas na Oficina de Papel Artesanal, aliadas à Conservação da Natureza, geram ocupação e renda para a comunidade adjacente.
 
As potencialidades da RPPN com seus atrativos naturais devem ser mapeados e explorados de forma consciente, com trilhas interpretativas, outras auto-guiadas e até trilhas criadas especialmente para pessoas portadoras de necessidades especiais; trabalhando a educação ambiental de forma vivencial e democrática. A floresta ombrófila densa altimontana da propriedade se encontra em excelente estado de conservação, em decorrência da erradicação do café, na década de 50, proporcionando aos visitantes um contato direto com a natureza.

clique nas miniaturas para ampliar
fotos

 

 

 

 




"Hospedar-se conosco é um luxo emocional e uma experiência sensorial de bem-estar".